Nov 16, 2018 Última Atualização em: 2:57 PM, Nov 14, 2018
Márcio Nunes

Márcio Nunes

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na última segunda-feira (12) o projeto de lei do verador Alvoni Medina (PRB) que cria o Programa de Incentivo à reserva de vagas de empresas às pessoas idosos nas empresas privadas. Com uma emenda do próprio autor aprovada, fica estabelecido que o Executivo municipal deve produzir os efeitos legais da proposta por meio de regulamentação.

Segundo o vereador, o envelhecimento da sociedade exige a adequação da legislação como forma de permitir a inclusão do idodo no mercado de trabalho. Ele assinala que a participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou a 5,9% em 2000, e chegou a 7,4% em 2010.

Segundo Medina, a nova lei traz benefícios à sociedade, não apenas em relação à experiência que essa mão-de-obra carrega, mas também pela possibilidade de redução significativa das doenças que atingem os idosos, o que causará uma sensível economia no sistema de saúde municipal. "Não obstante, vale dizer que proporcionará ao idoso a melhora em sua autoestima e a complementação de seus rendimentos, não se podendo perder de vista que, atualmente, muitas famílias vivem de seus proventos", completou o vereador.

Aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do 13º salário a partir do dia 26 de novembro (segunda-feira).

O depósito do abono de Natal segue o calendário de pagamento de benefícios que se prolonga até o dia 7 de setembro. 

A primeira parcela já foi paga entre os meses de agosto e setembro. 

No entanto, é importa lembrar que a data do pagamento varia segundo o valor recebido e também o número final do benefício, excluindo o dígito verificador.

Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 954)

Final 1: recebe em 26/11

Final 2: recebe em 27/11

Final 3: recebe em 28/11

Final 4: recebe em 29/11

Final 5: recebe em 30/11

Final 6: recebe em 3/12

Final 7: recebe em 4/12

Final 8: recebe em 5/12

Final 9: recebe em 6/12

Final 0: recebe em 7/12

Para quem ganha acima de um salário mínimo (mais de R$ 954)

finais 1 e 6: recebem em 3/12

finais 2 e 7: recebem em 4/12

finais 3 e 8: recebem em 5/12

finais 4 e 9: recebem em 6/12

finais 5 e 0: recebem em 7/12

Em resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 17 de outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reconheceu que não consegue atender aos pedidos de aposentadoria em todo o País. Para amenizar o problema, a resolução determina a criação de Centrais de Análise nas Gerências-Executivas do INSS, espalhadas pelo Brasil.

De acordo com o instituto, cada regional irá receber uma central. No Rio Grande do Sul, há gerências em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Ijuí, Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana. Porém, o INSS não informou quando as gerências começarão a funcionar no estado.

As Centrais de Análise irão funcionar com a realocação de servidores de cada gerência para atuar de forma exclusiva na análise e concessão de benefícios. As equipes irão atuar de forma remota nas suas agências de origem. Segundo reportagem do jornal Diário Gaúcho, a previsão é que a força de trabalho na análise de documentos aumente em mil servidores.

O INSS recomenda que os trabalhadores que já efetuaram o pedido do benefício devem aguardar a reposta da concessão da aposentadoria.

O Meu INSS é o portal do governo que permite acesso aos serviços oferecidos pela Previdência Social (INSS). O acesso é realizado por meio de senha que é fornecida ao cidadão nas Agências da Previdência Social, cadastrada no site ou pelo telefone 135. 

O acesso é feito por meio de login  e senha: A senha fornecida na Agência da Previdência é válida por 24horas e deve ser alterada. Também, é possível realizar o cadastro pelo site onde diz: cadastre-se.  O segurado deve estar munido de Carteira de Trabalho e Previdência Social e demais informações para efetuar o cadastro. Caso ocorra erro ou divergência de dados a senha somente será cadastrada numa Agência da Previdência Social. 

Acessando o portal passamos aos serviços oferecidos pelo MEU INSS:

  • Para atualizar o cadastro, clique no item Aposentadorias Urbanas;
  • É possível solicitar o salário maternidade urbano no item Salário Maternidade Urbano;
  • No item Extrato Previdenciário (CNIS), o trabalhador tem acesso ao extrato CNIS com as relações previdenciárias e simulador de tempo de contribuição e dados cadastrais;
  • O segurado tem acesso a simulação tempo de contribuição que pode não conter todos os seus dados, sendo possível regularizar o cadastro. Para acessar essas informações, o requerente deve clicar no item Simulação de Tempo de Contribuição
  • No item Agendamentos/Requerimentos, o segurado tem acesso aos agendamentos e requerimentos solicitado ao INSS;
  • Os segurados têm acesso a valor mensal dos proventos dos seus benefícios do mês atual e dos meses anteriores no item Histórico de Crédito do Benefício;
  • No item Carta de Concessão, é possível visualizar a carta de aposentadoria ou do benefício recebido;

Exemplificamos alguns serviços de plataforma digital do meu INSS que oferece os serviços aos cidadãos, que também disponibiliza: Agende sua perícia, resultado de perícia médica, extrato empréstimo consignado, extrato para imposto de renda (IR), consulta de serviços, entre outros;

INSS Digital

É o processo eletrônico que consiste em oferecer serviços de agendamento e concessão de benefício pela internet aos segurados ou por meio da entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS.

É a forma de atendimento do INSS DIGITAL , em que os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papeis ou processos físicos.

Os segurados ainda estão agendando seus pedidos e podendo se dirigir até a Previdência Social no setor de digitalização para encaminhar seus pedidos e cumprir exigências.

O Mister FETAPERGS 2016 e Mister COBAP 2017 Adir Fagundes da Associação dos Aposentados da CRT (AACRT) conquistou o título de Mister Universe Mature 2018, em Arequipe, no Peru. 

Adir já havia conquistado o título de Mister da Federação em 2016, durante o 10º Baile Estadual do Aposentado, em Esteio. Em 2017, o Mister da FETAPERGS conquistou o título de Mister da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP).

Leia Também

Câmara de POA aprova projeto para inserir idosos no mercado de trabalho

Câmara de POA aprova projeto para i…

14 Nov 2018 Notícias de 2018

INSS começa a pagar a 2ª parcela do 13º salário

INSS começa a pagar a 2ª parcela do…

08 Nov 2018 Notícias de 2018

INSS cria centrais para agilizar pedidos de aposentadoria

INSS cria centrais para agilizar pe…

25 Out 2018 Notícias de 2018

O que é o Meu INSS - Advogada Jaqueline Coutinho

O que é o Meu INSS - Advogada Jaque…

19 Out 2018 Notícias de 2018

Mister da FETAPERGS vence concurso mundial

Mister da FETAPERGS vence concurso …

17 Out 2018 Notícias de 2018

Leia Também Notícias Filiados