Fundada em 24/01/1984, é uma associação de direito privado, representativa e orientadora, com fins não econômicos e congrega entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos, quaisquer que sejam as suas origens profissionais, tendo como foro, sede e administração a cidade de Porto Alegre – RS, com jurisdição em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul...
Durante a realização do 16º Baile Estadual do Aposentado, no dia 28 de maio, tivemos o tão esperado concurso Miss e Mister FETAPERGS 2025, com torcidas muito bem organizadas com pompons, instrumentos musicais, apitos e cartazes, os 4 candidatos a Mister e as 7 candidatas a Miss, esbanjaram elegância e simpatia no desfile!
O júri do concurso foi composto pelo advogado Rodrigo Dornelles Marcolin da Dornelles Advocacia, a artista plástica Ceres Scheffer, o presidente do conselho de representantes da FETAPERGS Mauro Guedes, Judite Schnitz representando a Escute Bem e Moisés Klein da equipe técnica da banda Brilha Som.
Na contagem de votos foi eleito como Mister FETAPERGS 2025, Antônio Benedito Filho da ASAPEG/Gravataí. O título de Miss FETAPERGS 2025 foi para Liana Beatriz Gomes Dutra da AACRT/POA, como 1ª Princesa FETAPERGS 2025 a escolhida foi Maria Carmen Hermes da AAPICS/Sobradinho e a 2ª Princesa FETAPERGS 2025 foi Sautina de Oliveira Klipp da ASAPEG/Gravataí.
O troféu de 1ª Torcida Mais Animada 2025 ficou com a AACRT/POA, a 2ª Torcida Mais Animada 2025 foi para a AAPICS/Sobradinho.
ATENÇÃO Aposentado (a) e Pensionista do RS!
Esclarecemos que a FETAPERGS, assim como nossas 80 entidades filiadas no estado, são todas filiadas a COBAP – Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, entidade responsável, em nível nacional, pela gestão dos descontos associativos autorizados.
Se você é associado (a) com contribuição pelo desconto em folha em umas das nossas entidades filiadas abaixo, o nome da sua associação não aparecerá no aplicativo do Meu INSS.
A notificação no aplicativo será registrada como “Consignação ou Associação COBAP”.
O sistema Valores a Receber, do Banco Central, permite recuperar o dinheiro esquecido em contas bancárias. Devem ser devolvidos R$ 6 bilhões. Mas é preciso cuidado com golpes como os que já aconteceram no ano passado.
Segundo o site do BC, a melhor forma de se precaver é:
Calor, sol e muitas oportunidades para se divertir. Para muitos, o verão representa um período de muita alegria, disposição e muitas viagens. No entanto, os efeitos dos dias de calor excessivo podem gerar preocupações, especialmente entre os mais idosos, que precisam de cuidados especiais para aproveitar a estação sem nenhuma complicação.
Isso não significa que o idoso não possa curtir o verão ao máximo. Muito pelo contrário: com os devidos cuidados, é possível aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar o organismo em risco, que encontra-se fragilizado por conta da idade. Entre os idosos, a diversão deve vir acompanhada de cuidados redobrados com a saúde, para evitar qualquer problema que coloque em risco os tão aguardados dias de calor.
Quando as temperaturas começam a aumentar, é preciso estar atento ao bem estar dos idosos. De acordo com o médico geriatra Alessandro Soares Verffel, são três os pilares principais que devem orientar a saúde dos idosos no verão: hidratação, proteção da pele para evitar exposição solar e alimentação saudável.
Hidratação
“Pela própria idade, o idoso já tem um certo grau de desidratação. Por isso, se ele se expõe a um ambiente com muito sol, ou um ambiente fechado sem uma boa circulação de ar, ele pode suar e perder a hidratação”, explica o especialista.
Tomar água é um ponto que exige atenção, já que, conforme explica Alessandro, pessoas mais idosas têm dificuldade para sentir sede. Para manter os níveis de hidratação, é necessário consumir acima de um litro de água ao dia de forma automática, mesmo sem vontade.
Ele destaca que cansaço, fraqueza, sonolência e dores de cabeça são os principais sintomas e não devem ser ignorados. Caso eles não sejam tratados desde o primeiro momento, a desidratação pode gerar consequências mais graves, que inclui infecção urinária e quadros de inconsciência.
Para evitar que eles apareçam, também é recomendado deixar os ambientes sempre arejados, climatizados e longe do sol. Para as roupas, usar tecidos frescos e tons claros pode ajudar a amenizar os efeitos do calor.
Benefícios
Sem contar que beber água diariamente deixa você mais disposto, controla a pressão sanguínea, melhora a memória, limpa o organismo, regula o intestino, aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono e olha só, até ajuda a emagrecer. E claro, não é para beber toda a água de uma vez só. Para um bem estar e uma vida mais saudável inclua-a no seu dia a dia, compre uma garrafinha, beba aos poucos e faça disso um hábito que se encaixe no seu estilo de vida, não seja teimoso e preocupe-se em viver cada vez melhor.
Ainda, para evitar infecções alimentares, é preciso cuidar muito da alimentação. Optar por alimentos frescos, feitos na hora, e que sejam leves, especialmente quando se está longe de casa. O consumo de frutas, legumes e verduras é necessário durante a estação.
Exposição solar sempre com proteção
A pele dos idosos tende a ser mais sensível a queimaduras e lesões. Por isso, conforme explica o geriatra, quanto maior é o tempo de exposição, maiores são os riscos. Pela diminuição da espessura da pele, que acontece de forma natural com a passagem da idade, favorece os riscos causados pela exposição ao sol.
“As pessoas têm que usar um fator de proteção solar de nível alto, para proteger principalmente o rosto, que é muito sensível. À noite, para que a pele não fique sujeita a ressecamentos e lesões, é muito recomendado hidratá-la com cremes dermatológicos”, destaca o médico.
Os riscos de estar exposto ao sol não devem representar interrupções na rotina dos mais idosos. Deve-se manter a rotina de atividades físicas, mas adaptá-los para evitar riscos. Uma dica é evitar sair de casa das 10h às 16h, e optar por realizar atividades ao ar livre de manhã ou no fim da tarde. Ainda, é possível substituir exercícios no calor, como caminhadas ou trilhas, por hidroginástica ou academias refrigeradas.
E viajar, pode?
Para os mais idosos, viagens são práticas de lazer recomendadas desde que sejam feitas com cuidado e planejamento. Embora façam muito bem para a autoestima e saúde mental dos mais velhos, durante grandes períodos fora de casa, os idosos ficam mais propensos a riscos. Para fazer uma viagem tranquila, é necessário pensar em cada detalhe, desde o deslocamento até o destino final.
“O idoso precisa viajar com roupas leves, que não apertem e não se tornem desconfortáveis ao longo do tempo. Se for uma viagem de carro, o motorista deve pensar em paradas durante o trajeto para que o idoso consiga se alongar, evitando assim problemas de circulação”, orienta Alessandro.
Fonte: G1