Jun 01, 2020 Última Atualização em: 2:39 PM, May 29, 2020
Márcio Nunes

Márcio Nunes

É com grande pesar que escrevemos essa mensagem pelo falecimento de Cida Legnani, esposa do secretário-geral da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) Luiz Legani. Cida participava ativamente das atividades da COBAP, da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina (FEAPESC) e da Associação de Aposentados de Orleans (SC) ao lado do esposo e dirigente, Luiz Legnani.

No último Congresso Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI), realizado na cidade de Gramado (RS), em outubro de 2019, Cida auxiliou a equipe organizadora. Católica praticante, Cida também esteve presente no último grande evento da COBAP, a Missa em Homenagem aos Aposentados e Pensionistas, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Com o objetivo de trazer as informações verdadeiras aos aposentados, pensionistas e idosos sobre o novo coronavírus (Covid-19), a FETAPERGS começa uma série com esclarecimentos sobre boatos que circulam nas redes sociais sobre a doença. A seguir, conheça alguns mitos sobre o vírus que são populares entre os usuários de redes sociais.

Fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre imuniza ou elimina o coronavírus. Desmentido pelo médico e escritor Dráuzio Varella, 76, essa solução mágica é mais uma das falsas receitas que circulam nas redes sociais. Segundo o médico, o vinagre não tem utilidade nenhuma. No entanto, água e sal é importante para a limpeza das vias respiratórias. Porém, cientificamente, a receita não tem nenhuma resposta direta contra o coronavírus.

Vacina contra a gripe deixa o organismo mais fraco e não se deve tomar? Essa é uma grande mentira que circula nas redes sociais. A vantagem de se vacinar as pessoas no período de inverno é porque estamos entrando na temporada de gripe, o que afeta a saúde pública e a saúde das pessoas em geral. É importante tomar a vacina porque essas pessoas contribuem para o sistema público de saúde ao não frequentar e sobrecarregar esses ambientes e assim evitar o contágio do coronavírus.

O isolamento e o distanciamento social é necessário? Sim. Pesquisas indicam que mesmo pessoas que não possuem sintomas ou sintomas muito leves podem ser transmissores do vírus. De acordo com a Folha de S. Paulo, um estudo recente mostrou que 90% das pessoas doentes passaram despercebidas quando ainda não havia restrições de viagens em território chinês. Isso demonstra que alguém que não sabe pode estar contaminando outras pessoas com o novo coronavírus.

De acordo com o site Agora, vinculado a Folha de S. Paulo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou novidades em relação ao atendimento e às regras para liberação de benefícios sociais e previdenciários por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Uma das alterações anunciadas pelo governo federal foi o fechamento das agências previdenciárias até o dia 22 de maio.

Com agências fechadas, servidores trabalhando em casa (home office) e a ampliação do atendimento a distância, o instituto procurou manter a segurança de seus funcionários e do público composto majoritariamente por idosos. 

Apesar dos avanços na área da tecnologia, muitas pessoas ainda possuem dificuldade com as ferramentas digitais e surgem muitas dúvidas sobre o andamento de pedidos já feitos ao INSS e também em relação a novas solicitações.

Em relação à análise de pedidos de aposentadoria, mesmo com o fechamento das agências, o processo segue normalmente com os servidores trabalhando em home office. No início de abril, o INSS anunciou que as aposentadorias pedidas após a reforma da Previdência começaram a sair. 

É importante destacar que os aposentados, mesmo que possuírem renda como informais, não têm direito ao auxílio emergencial de R$ 600. Neste caso, mesmo que o benefício seja requisitado, a solicitação será negada, pois o aposentado já recebe uma renda por parte da União.

A diretoria da Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS (FETAPERGS) divulga que a partir da próxima segunda-feira (11) a sede da entidade irá retornar às atividades apenas para expediente interno.

Começando na próxima segunda-feira, o atendimento será apenas interno das 10h até às 16h com intervalo de 1h (12h Às 13h). 

A Federação recomendou que as associações deverão atuar conforme as orientações das autoridades de cada município, respeitando a características de cada região.

Como uma das medidas para recuperar o ambiente econômico após a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Ministério da Economia possui planos de privatização do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital de Clínicas. 

São 34 estatais que estão dentro do plano de privatizações do governo federal. A Trensurb é outra empresa gaúcha que também pode ser administrada pela iniciativa privada.

De acordo com um documento chamado "A reconstrução do estado", elaborado pela Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, as três instituições gaúchas estão na mira. No entanto, GHC e Trensurb já estariam "em processo de desestatização" e o Hospital de Clinicas em uma lista de "passíveis de desestatização".

Segundo o presidente da FETAPERGS Léo Altmayer, a entidade é contra a privatização dos hospitais públicos: "A saúde pública não deve ser tratada como mercadoria, a saúde é dever do Estado". Conforme Léo, o atendimento e os procedimentos nos hospitais são respeitados e merecem continuar sob administração federal. 

Leia Também

Luto: FETAPERGS lamenta falecimento de Cida Legnani, esposa de secretário-geral da COBAP

Luto: FETAPERGS lamenta falecimento…

28 Mai 2020 Notícias de 2020

Perguntas & Respostas - Coronavírus

Perguntas & Respostas - Coronav…

21 Mai 2020 Notícias de 2020

Como está a concessão dos benefícios do INSS durante a pandemia

Como está a concessão dos benefício…

15 Mai 2020 Notícias de 2020

FETAPERGS divulga novo calendário de funcionamento para o mês de maio

FETAPERGS divulga novo calendário d…

07 Mai 2020 Notícias de 2020

Ministério da Economia estuda privatizar Hospital de Clínicas e GHC

Ministério da Economia estuda priva…

01 Mai 2020 Notícias de 2020